Escola MusicAtiva em Campinas

Proposta pedagógica

No ano de 2014, o maestro, pianista e educador musical Jairo Perin Silveira, idealizou um projeto baseado no conceito de música participativa. A sua intenção era oferecer um ensino de música que se desse através de um aprendizado leve e divertido, mas sem perder de vista a sua característica principal que é a de proporcionar um ensino musical de qualidade para os seus alunos.

Dessa ideia nasceu a Escola MusicAtiva. Uma escola de música a domicílio. O sistema de ensino oferecido pela Escola MusicAtiva propõe que o aluno, além dos conhecimentos técnicos necessários para o estudo do  instrumento musical, tenha acesso a um ensino musical mais abrangente isto é, que o aluno possa envolver-se com a música em sua totalidade levando em consideração que a história da música, a apreciação musical, os conceitos de harmonia e a percepção rítmica e melódica são essenciais para que os alunos, além de bons instrumentistas, sejam também bons ouvintes e bons críticos musicais.

Alicerçado por práticas pedagógicas modernas, o objetivo dos cursos de música da Escola Musicativa em Campinas é levar a música para a vida das pessoas, proporcionando uma atividade cultural e contribuindo para o seu desenvolvimento cultural e enriquecimento pessoal. O que propomos aos nossos alunos é uma prática musical com bom humor e qualidade dentro de um ambiente agradável e motivador.  Para isso, a Escola MusicAtiva dispõe de um material didático exclusivo e um quadro de professores qualificados, com experiência na área técnica e pedagógica. Isto garante que a escola promova cursos de música na sua casa que possam atender tanto aqueles alunos que procuram pelas aulas de música como forma de lazer e sociabilização, quanto àqueles que se interessam por um ensino de música profissionalizante ou preparatório para o exame de aptidão, exigido para o ingresso nos cursos universitários de música.